Ponte de Luz

Caridade - ponte de luz que liga a criatura ao seu Criador. Joanna de Angelis

PONTE DE LUZ

Associação Sociocultural Espírita de Cascais

A Reflexão Evangélica é um dos trabalhos públicos que a Ponte de Luz disponibiliza a toda e qualquer pessoa que, imbuída do desejo de fortalecimento energético e transformação íntima segundo os ideais cristãos, se dirija até à hora de início do trabalho. Aí se reflete acerca de ensinamentos de Jesus, decorrentes de uma passagem do Evangelho Segundo o Espiritismo, aprofundada nas obras da psicografia de Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco, referenciadas pelos próprios autores à mesma, no sentido da sua aplicabilidade à vida quotidiana de todos nós. Estes trabalhos culminam na aplicação de fluidoterapia individual.
Os horários da Reflexão Evangélica poderão ser consultados aqui.

O atendimento individual destina-se a qualquer pessoa maior de idade, recém-chegada à doutrina espírita, frequentadora da associação ou trabalhadora de longa data, que deseje conhecer a doutrina ou a dinâmica desta associação em particular, esclarecer alguma dúvida respeitante a estudo individual ou que necessite de esclarecimento doutrinário quanto a situações de foro privado. Este momento é individual e estritamente confidencial.
Exige marcação prévia para o que poderá preencher a ficha de inscrição aqui ou fornecer esses dados através do telemóvel da associação.

O trabalho de irradiação individual à distância conta com uma equipa de seareiros que se une, em profundo respeito e estrita confidencialidade, à equipa espiritual da Ponte de Luz e àqueles que pedem o auxílio, num momento semanal de exclusividade de pensamento, sentimento de doação e oração sincera, para beneficiá-los sempre que seja necessária esta intervenção adicional a seu benefício ou lhes seja impossível o acesso físico aos trabalhos de auxílio magneto-espiritual.
Podem beneficiar desta atividade todos os casos individuais que sejam propostos em sede de Atendimento, por fazerem sentido integrá-la, e desde que seja assegurado o compromisso de trabalho conjunto por parte de quem os pede.

amos dar início, no próximo dia 29 de Julho de 2016 às 21.00hs, às atividades da nossa Oficina de Leitura.
Reunindo uma vez por mês, o objetivo é o de, através do prazer da leitura e de uma forma descontraída, ficarmos a conhecer obras espíritas que, por via de regra, não são lidas nem estudadas nos cursos regulares ministrados no nosso Centro.
Vamos começar pela leitura do livro “Nosso Lar”, obra da autoria de André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier.
Quem estiver interessado em participar, poderá se inscrever pessoalmente na Ponte de Luz ou enviar e-mail para [email protected]
As datas previstas são: 29/07, 26/08, 23/09, 21/10, 18/11 e 16/12.

Na calendarização das suas atividades semanais, a Ponte de Luz – ASEC tem prevista a realização do Curso de Iniciação ao Espiritismo, a decorrer às sextas-feiras, entre as 20h00 e as 20h45.
A opção da associação é a de não efetuar pausa para férias, os programas letivos regem-se pelo calendário civil e os cursos são ministrados entre janeiro e dezembro de cada ano.
O ano de 2016 segue este planeamento e neste momento já foram ministrados conteúdos formativos que dificultam o acompanhamento por qualquer pessoa que agora se insira na turma de iniciação.
Contudo, porque reconhecemos o quanto é importante disponibilizar uma resposta para aqueles que buscam o esclarecimento de eventuais dúvidas e, simultaneamente, o aprofundar de conhecimentos, a direção optou por disponibilizar 2 monitores para a realização de fóruns mensais, que ocorrerão nas datas indicadas às 21:00 horas, para se preparar um novo grupo de estudo.
Estes fóruns carecerão de preparação prévia, pelo que será indicado a literatura correspondente a cada tema antecipadamente. Esta atividade não necessita de inscrição prévia.
O convite é destinado a todos aqueles que ainda não frequentam cursos e a outras pessoas que tenham o mesmo interesse, porém os outros companheiros da associação poderão naturalmente assistir de forma a complementar os seus conhecimentos, porém a prioridade será dada aos novos frequentadores devido a limitação de espaço.

A palestra versa sobre temas diversos da atualidade ou de aprofundamento quanto a assuntos mais complexos e que se sintam relevantes à compreensão e forma de vida das pessoas enquanto seres eternos integrais. Dificuldades, vícios, doenças físicas, mentais, psicológico-emocionais, investigação, sono/sonho, morte, entre tantos outros que pareçam do interesse do público em geral bem como dos que frequentam os cursos e se interessam por aprender sempre mais.
É assegurada por trabalhadores residentes da casa bem como por convidados que procuramos trazer regularmente de outras casas espíritas do movimento nacional, no sentido da partilha de ideias, formas de exposição, troca de experiências e pesquisas mais recentes por eles efetuadas.
Na ocasião de eventos nacionais sempre procuramos estar presentes e trazer um contributo daí recolhido para todos aqueles que não se lhes consigam deslocar.
As palestras ocorrem todas às quartas-feiras pelas 21:00hs. É uma atividade pública. Venha nos conhecer!
Consulte a nossa agenda para saber os temas das próximas palestras.
Poderá consultar as nossas palestras em PDF ou em PPT através do SlideShare:
https://www.slideshare.net/pontedeluz
Ou então, consultar as nossas palestras em vídeo, através do nosso canal no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCaqWZhQgjKw4YfTnHx28F-g

A fluidoterapia consiste num conjunto de técnicas que têm em consideração o homem integral, mais que um corpo físico, e consistem na doação abnegada de energia e amor, aplicação prática dos ensinamentos de Cristo, por forma a auxiliar, reconfortar e balsamizar o próximo que o carece, por meio da substituição de elementos “estagnados e doentios por outros dinâmicos e salutares” como explica Kardec n’A Génese. Incluem-se neste âmbito a fluidoterapia (passe) individual (ou a coletiva, que se segue às palestras) onde se insere a água fluidificada.
Conforme Emmanuel descreve, passe é “transfusão de energias fisio-psíquicas, numa operação de boa-vontade”, em que o companheiro encarnado cede de si mesmo, as energias manipuladas pela espiritualidade maior, no sentido de beneficiar um irmão e fortalecer a sua saúde, propiciando o equilíbrio orgânico.
O mesmo autor espiritual explica ainda que a água pura é dos “corpos mais simples e receptivos (…à) impressão medicamentosa celeste, recurso substancial de assistência ao corpo e à alma, embora em processo invisível aos olhos mortais”, sendo que “há (mesmo) lesões e deficiências no veículo espiritual a se estamparem no corpo físico, que somente a intervenção magnética consegue aliviar, até que os interessados se disponham à própria cura” segundo André Luiz e razão de ser das palavras de Jesus “E qualquer que tiver dado um copo de água fria por ser meu discípulo, em verdade vos digo que, de modo algum, perderá o seu galardão”.

Exclusivamente às quintas feiras desenvolve-se o Espaço Criança que acolhe, entre as 20h55 e as 21h30, todas as crianças cujos tutores participem da Reflexão Evangélica destinada aos adultos na “sala grande”.
Ali usufruímos de momentos de partilha no entremeio de uma grande manta com almofadas onde nos sentamos a ouvir histórias bíblicas “em tamanho infanto-juvenil”, sendo que, conforme aos adultos, recebem um passe individual no final.